Blog

Seu Plano ou Meu Planejamento?

Muitas vezes como Gerentes de Projetos fazemos de tudo para traçarmos com clareza os objetivos de nossos projetos, porém falhamos em realizar isso em nossas próprias carreiras.

Por Bruno Eduardo Moraleida

Não sou da área de RH, estou longe de ser um grande formador de opinião em minha área de atuação e, em muitos casos, talvez eu tenha menos anos de vida profissional do que seus filhos (caso os tenha) podem ter de vida. Dito isso, peço que me dê o crédito dessa leitura.

O que eu sou? Engenheiro de Alimentos, Especialista em Gerenciamento de Projetos e dono do MEU Planejamento de Carreira. E é sobre isso que eu quero escrever a vocês. Não para te dizer como fazer o SEU Planejamento de Carreira. Ele é SEU. Mas para te levar a pensar se você realmente está se preocupando com ele ou se está deixando os planos dos outros moldarem os seus.

O currículo da Engenharia de Alimentos passa por uma variedade imensa de possibilidades de carreira e, por isso, é comum que as pessoas tenham dúvidas sobre por onde começar ou onde irão parar. Por essas e outras, a maioria começa pelo óbvio: o primeiro que oferece a vaga. Você pode não ser um engenheiro de alimentos, mas tenho certeza que existem grandes chances de se identificar com isso. Certamente não há nada de mal. Eu acredito que nossa vida profissional começa quando entramos na faculdade, mas são precisos alguns anos até que tenhamos clareza de planejamento para ela.

Espere… leia de novo… leia quantas vezes precisar para que entenda. Não ter clareza de planejamento não pode significar não ter planejamento algum. É preciso – eu diria: é imperativo – começarmos a planejar nossa carreira desde o primeiro dia que sentamos numa sala de aula para estudar aquilo que seremos para o resto de nossas vidas ou, num futuro que chega muito mais rápido do que podemos pensar, estaremos dependentes de planos feitos por outras pessoas. E quando os planos são feitos por outras pessoas… não são feitos para você.

Questiona-se muito se as empresas estão oferecendo planos de carreira aos funcionários e eu sou extremamente a favor desta prática. O que não podemos fazer, no entanto, é colocar o fardo do NOSSO planejamento de carreira – que envolve assuntos muito mais delicados como o balanço entre carreira e família ou amigos – para que as empresas carreguem. O plano de carreira que as  empresas oferecem é algo que ELAS julgam justo oferecer para que o seu funcionário faça o que é do interesse DA EMPRESA e é NOSSO dever, como donos de nossas carreiras, compará-lo com o nosso planejamento e verificar se é condizente ou não.

Muitas vezes como Gerentes de Projetos fazemos de tudo para traçarmos com clareza os objetivos de nossos projetos, porém falhamos em realizar isso em nossas próprias carreiras.

Coloque os seus objetivos no papel e planeje suas alternativas: como fazer para aumentar seu networking? Quais os cursos que você deseja fazer? Se questione constantemente. Pratique o Brainwriting. Pense à frente de sua posição no mercado. Não espere a demanda chegar.

Se você tem um método de planejamento de carreira que deseja compartilhar, deixe seu comentário abaixo.

Poderá ser também do seu interesse:

– Quero ser PMP . . . auxílio!!!!

O Futuro do Gerenciamento de Projetos é agora

– O Perfil do Profissional que as empresas procuram no mercado

 

banner_articulo_02b Skills

 

Sobre o Autor

 

BrunoBruno Moraleida, MBA é Engenheiro de Alimentos graduado pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (2009) e Especialista em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (2014). Sua trajetória profissional inclui experiência em gerenciamento de equipes de alto desempenho e na condução de projetos de Excelência Operacional em Indústrias de Alimentos e Bebidas com foco nas áreas de produtividade e redução de desperdícios. Atualmente se dedica à completar sua formação Green Belt em Six Sigma e Lean Manufacturing.

 

Gostou?? Compartilhe!!

 

Compartilhe esse post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Publicações

Categorias

_

Tags

plugins premium WordPress
Rolar para cima