Blog

A Importância do Autoconhecimento

O autoconhecimento propicia a sabedoria humana e juntamente com a autoconsciência fortalecem sua força interior, levando-o à ação, à vontade de ser melhor.

Por Vera Martins

Ninguém muda se não sabe o que deve ser mudado

Segundo Daniel Goleman: “Um líder que tem consciência de si mesmo sabe para onde está indo e por quê; toma decisões mais maduras, mais harmonizadas com seus valores.” Daniel Goleman faz uma pergunta: E como reconhecer a autoconsciência em um líder? Ele diz que a autoconsciência se revela como uma franqueza e uma capacidade de se autoavaliar realisticamente e expressar com abertura e precisão sobre o que sente, pensa e deseja.

Portanto, eu considero que é justamente aí que entra o AUTOCONHECIMENTO: ninguém muda se não sabe o que precisa ser mudado. Para saber o que mudar em seus comportamentos, é preciso ter consciência de si, de sua dinâmica interna, de tal forma que tenha um canal aberto para conversar livremente com seus pensamentos e emoções, analisando-os a luz da realidade objetiva e, se preciso for, confrontá-los com as evidências, fatos e dados.

E para isso é preciso ser franco e verdadeiro consigo para mergulhar no seu mundo interior e conhecer as crenças que o impulsionam positivamente, as crenças que o boicotam e bloqueiam sua atitude, entender melhor como você se sente diante de situações desconfortáveis e confortáveis, crenças e emoções que o levam a agir, muitas vezes de forma madura, e outras vezes, de forma passional e intempestiva.

O autoconhecimento propicia a sabedoria humana e juntamente com a autoconsciência fortalecem sua força interior, levando-o à ação, à vontade de ser melhor.

O maior benefício do autoconhecimento é que você poderá sim elaborar um plano de AUTODESENVOLVIMENTO nas habilidades do entendimento de si mesmo, da leitura correta e objetiva dos próprios pensamentos, da compreensão generosa dos próprios sentimentos e emoções, sejam positivos ou negativos e se caracteriza com uma atitude consciente, firme e positiva para enfrentar seu cotidiano, com comportamentos maduros e positivos para se relacionar com as pessoas.

Está preparado para se conhecer?

banner_articulo_07b Vera

Sobre o Autor 

Vera Martins

  • Vera MartinsDiretora da Assertiva Educação Corporativa
  • É educadora, com mestrado em Ciências da Comunicação e especialização em Medicina Comportamental.
  • Autora dos livros “Seja Assertivo!” e Tenha Calma!.
  • Atua como facilitadora de grupos e professora da Fundação Vanzolini.
  • É coach, com formação em metodologias baseadas em neurociência e resiliência, com grande experiência nas áreas de relacionamento e gestão de pessoas.
  • Palestrante em congressos variados, com vários artigos publicados em revistas, jornais e sites especializados.
  • Fonte para matérias publicadas em revistas impressas e online.

Gostou?? Compartilhe!!

 

Compartilhe esse post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Publicações

Categorias

_

Tags

plugins premium WordPress
Rolar para cima