Blog

Como conseguir um trabalho de equipe eficaz

FIXE Gestão de Projetos

Por Maria Angélica Castellani

Qualquer pessoa é capaz de trabalhar em equipe, mas o trabalho em equipe é a verdadeira chave para a produtividade. Ao comparar uma equipe disfuncional com uma equipe que trabalha bem em conjunto, os resultados indicam que existem vários fatores essenciais para o sucesso. Quais são esses fatores? Me conte se concorda com algumas sugestões:

1. Nomear um líder forte

Uma equipe não tem direção sem um líder eleito. É vital que esta pessoa seja eficiente e ligada quando se trata de delegar tarefas aos membros da equipe apropriada. Esse líder também deve priorizar os objetivos da equipe em relação às metas individuais, assegurando que estão comprometidos em realizar o trabalho. Finalmente, eles devem ser capazes de mostrar a direção e aumentar o moral da equipe.

2. Definir todas as responsabilidades

A partir do momento em que a equipe é formada, deve ser dada especial atenção à atribuição de responsabilidades diretas a cada membro da equipe. Se parâmetros claros são definidos desde o início, não haverá sobreposições de autoridade. Este é um passo importante a fazer antes de aprofundar sobre o projeto para que todos tenham clareza do que deve ser feito.  Se todos conhecem suas responsabilidades, ajudarão a impedir a sobreposição de tarefas, como também, evitar as tarefas indesejáveis.

3. Definir metas comuns

Cada equipe estará composta por uma variedade de pessoas de diversas origens e habilidades. Portanto, é importante definir metas comuns nas quais a equipe está trabalhando para que o foco permaneça sempre no produto a ser entregue.  Cada membro da equipe deve compreender que os objetivos pessoais devem ser reservados e os objetivos da equipe devem permanecer em foco durante todo o projeto. Como diz o conhecido ditado, ‘Não há eu na equipe’. Se surgirem conflitos, olhe para esses objetivos originais e tome decisões com foco principal neles.

4. Incentivar a comunicação aberta

Incentivar os membros da equipe a serem próximos com suas ideias é muito importante para o sucesso da equipe. Quando os membros da equipe sentem que podem contribuir livremente com ideias, há mais espaço para a criatividade e a inovação. Também é importante estabelecer comunicação bidirecional de informações entre os membros da equipe, bem como entre os membros da equipe e seu líder. Isso garante que todos estarão sempre adequadamente informados e não sejam evitados temas de conversação.

5. Estar disposto a ajudar os outros

Em um projeto de equipe, embora você tenha atribuído tarefas pessoais você deve se lembrar que seu objetivo geral é contribuir para a conclusão do projeto. Isso significa, portanto, que se você tiver terminado a sua carga de trabalho, você deve estar disposto a ajudar onde for necessário. Isso pode significar contribuir para tarefas que talvez estejam abaixo de seu nível, mas o objetivo geral deve ser mantido em mente. Você tem essa humildade?

Maria Angélica Castellani, PMP, CSM, CSD

Maria-Angelica-Castellani

 

Formada em Computação Científica pela Universidade Nacional de La Plata, Argentina, com MBA em Gerenciamento de Projetos e MBA em Negócios Internacionais, ambas pela FGV.  Atua há mais de 20 anos em gerenciamento de projetos, melhoria de processos e implantação de PMO. É sócia diretora da empresa FIXE Consulting & Training desde 1999. Palestrante nacional e internacional (Mercosul). Professora de Gestão de Projetos em várias Instituições. Co-autora do Livro Gestão de Projetos: Teoria, Prática e Tendências da Editora Elsevier, 2014.

 

 

 

Gostou?? Compartilhe!!

 

 

Compartilhe esse post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Publicações

Categorias

_

Tags

plugins premium WordPress
Rolar para cima