Blog

Benefícios da Leitura para o Cérebro

Tudo o que você lê enche sua cabeça com novas informações. Quanto mais conhecimento você tiver, melhor equipado você está para enfrentar qualquer desafio.

Quando foi a última vez que você leu um livro? Ou um artigo de revista? Os seus hábitos de leitura diários giram em torno de tweets e atualizações do Facebook? Se você é uma das inúmeras pessoas que não tem o hábito da leitura, você está perdendo, a leitura tem um número significativo de benefícios. Aqui alguns desses benefícios:

Estimulação Mental

Estudos têm demonstrado que manter sua mente estimulada pode retardar o progresso de doenças como o Alzheimer. Assim como qualquer outro músculo do corpo, o cérebro requer exercício para mantê-lo forte e saudável, por isso a frase “use-o ou perca-o” é particularmente oportuno quando se trata de sua mente. Jogar xadrez, damas e dominó também são uteis para a estimulação cognitiva. A leitura turbina o seu desempenho cerebral.

Redução do estresse

Não importa o quanto você tem estresse no trabalho, nas suas relações pessoais ou em inúmeros outros problemas enfrentados no dia a dia, tudo isso poderá ser esquecido quando você perde-se em uma grande história. Um romance bem escrito pode transportá-lo para outros reinos, enquanto um artigo envolvente vai distraí-lo e mantê-lo no momento presente, deixando liberar as tensões e permitindo-lhe relaxar.

Conhecimento

Tudo o que você lê enche sua cabeça com novas informações. Quanto mais conhecimento você tiver, melhor equipado você está para enfrentar qualquer desafio.

Vocabulário

Quanto mais você lê, mais palavras você irá ganhar e elas inevitavelmente irão fazer parte do seu vocabulário cotidiano. Ser articulado e bem-falante é de grande ajuda em qualquer profissão.

Memória

Quando você lê um livro, você tem que lembrar de uma variedade de personagens, suas origens, as ambições, história e nuances, bem como os vários arcos e sub-tramas que tecem o seu caminho através de cada história. Curiosamente, cada nova memória que você cria forja novas sinapses (caminhos do cérebro) e fortalece as já existentes, que auxilia na recuperação da memória de curto prazo, bem como modos de estabilização. Como isso é legal?

Foco e concentração

Em um único dia de trabalho geralmente no período de 5 minutos, a pessoa em média vai dividir o seu tempo no trabalho em uma tarefa, verificar e-mail, monitorar seu Smartphone, interagir com colegas de trabalho, resolver problemas. Este tipo de comportamento faz os níveis de estresse subirem e reduz a nossa produtividade.

Quando você lê um livro, toda a sua atenção está focada na história, o resto do mundo está lá fora e você pode mergulhar em todos os detalhes que está absorvendo.

Fonte: http://saudemaisbemestar.com.br/beneficios-da-leitura-para-o-cerebro/

Por isso, para ajudar a aprimorar seu perfil profissional preparamos a Biblioteca FIXE com mais de 50 títulos para você escolher os que melhor atendam seus interesses.

E ainda tem mais!!

Periodicamente atualizamos seu conteúdo adicionando novos títulos. O recomendado é ler um livro por mês. Você está fazendo??

Poderá ser Também do seu Interesse: 

Webinar: Produtividade: Como atingir seus Objetivos Pessoais e Profissionais

Webinar: O ser Humano e a Absorção e Retenção de Conhecimento

 

Gostou?? Compartilhe!!

 

Compartilhe esse post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Publicações

Categorias

_

Tags

plugins premium WordPress
Rolar para cima