Blog

Algumas Dicas para Melhorar sua Comunicação

A comunicação é a ferramenta que os líderes usam para motivar pessoas a chegarem mais alto. Palavras são poderosas. Líderes que entendem isso podem usar a linguagem para orientar a energia, sem limite, das pessoas em direção aos resultados esperados nos projetos.

Por Maria Angélica Castellani

Grande parte do sucesso de um gerente de projetos depende fundamentalmente da sua habilidade em se comunicar, em se fazer entender, em motivar a sua equipe, em conseguir que o relacionamento interpessoal seja bem sucedido. E este sucesso foi afirmado pelo próprio PMI em vários relatórios Pulse of The Profession®, divulgados desde 2013.

A comunicação é a ferramenta que os líderes usam para motivar pessoas a chegarem mais alto. Palavras são poderosas. Líderes que entendem isso podem usar a linguagem para orientar a energia, sem limite, das pessoas em direção aos resultados esperados nos projetos.

Tratando-se de Gerenciamento de Projetos, embora muitas vezes a causa raiz do problema não seja especificamente a má ou a falta de comunicação, a conjunção de ambas maximiza a última, deixando-a como fator preponderante do problema.

Acontece que o ato de falar é como respirar, fazemos naturalmente sem pensar como o estamos fazendo. Palavras e frases são ditas e isso é chamado de “comunicação”.

Em algum momento, você pensou se a sua comunicação está sendo clara? Será que o seu ato de se comunicar leva também a um grau de motivação ou de inspiração? Muitas vezes, falar o justo e o necessário não é suficiente.

Verdadeiros líderes devem reconhecer que é preciso reaprender. Flexibilidade é o caminho, e quem se adaptar melhor poderá evoluir com as mudanças. O primeiro passo da evolução é reconhecer, com responsabilidade, a possibilidade de falha em sua comunicação. A comunicação 100% responsável é a do líder!

Em algum momento na comunicação, todos nós deparamos-nos com situações do tipo: “Fizeram isso, pois não entenderam o que eu falei”. Transferimos os 50% da responsabilidade do entendimento para o receptor, quando realmente a responsabilidade é 100% nossa. Também, quando em um projeto descobrem-se: falta de motivação dos funcionários, uma reação não esperada ou uma diminuição em seu desempenho, o líder deverá resolver as consequências das falhas de sua comunicação. Gastará tempo e esforço tentando resolver o problema, ao invés de utilizar esse tempo construindo resultados.  É necessário prevenir essas falhas, de forma que as palavras e o seu poder tenham um novo significado.

Como fazer para se comunicar com 100% de responsabilidade?

Primeiramente olhar o passado, quebrar alguns paradigmas de comunicação e reconhecer a sua falta de eficácia. É importante acreditar que ser 100% responsável pelo impacto nas pessoas é de sua competência, e não tentar transferir a sua deficiência comunicativa a outros.

Muitas vezes consideramos que transferência de informação é comunicação. Transferência potencializada pela velocidade da exigência de respostas é o que deteriora a qualidade e o impacto de uma mensagem.

Qual é o segredo? Fazer com que a transferência de informação seja pensada como uma ação, dando poder às palavras para inspirar situações positivas e despertar o que existe de melhor nas pessoas.  Informação é uma instrução clara, específica, o que as pessoas precisam para realizar seu trabalho. Inspiração positiva é a forma de incentivar as pessoas para agirem. Transformar uma mensagem informativa em inspiradora é a comunicação que realmente funciona.

Como fazer na prática:

  • Situação 1:  “Realmente não tive tempo de ler o e-mail com sua análise do problema”.

Acrescente: “Eu aprecio a forma como elabora esses relatórios”.

  • Situação 2: “Com este novo projeto enfrentaremos vários desafios”.

Acrescente: “Confio nas pessoas da equipe. Precisaremos do aporte de ideias e da energia de todos”.

  • Situação 3: “ Aqui está o edital do projeto, deve ser lido para nossa próxima reunião”.

Acrescente: “Realmente a opinião de vocês me interessa muito”.

  • Situação 4: “Esta é a essência do problema do atraso do projeto”.

Acrescente: Agora, é de nossa responsabilidade revertermos essa situação”.

Quando as palavras inspiram ação positiva, pequenas mudanças na forma de comunicação geram importantes diferenças.

Duas perguntas devem ser feitas para conseguir inspirar ação positiva:

  1. Qual mensagem eu quero enviar?
  2. Como eu quero que as pessoas se sintam?

Resultados serão atingidos quando suas palavras inspirarem as pessoas a pensarem diferente, sentirem e agirem, aumentando o compromisso delas com a missão.

O que você fala e como você fala são fundamentais para fazer as coisas acontecerem.

Tenha em mente como objetivo: Inspirar ação positiva! Quando você se comunica responsavelmente a todo o momento, aumentam sua confiança e sua credibilidade, reduzindo as falhas de comunicação, a quantidade de erros e o desapontamento das pessoas (Shuler, 2004).

Agora a minha mensagem é: Desafio vocês a praticar e a postar aqui os seus comentários sobre os resultados alcançados, para compartilhamento de experiências e crescimento conjunto. Confio plenamente que todos poderão atingir esse objetivo e conseguirão incorporar esta nova habilidade no seus soft skills.

Você sabe se comunicar bem?  Se considera que precisa melhorar mais ainda para obter sucesso nos seus projetos convido especialmente para saber mais sobre o evento

Do Sucesso para a Excelência na Gestão de Projetos

Um verdadeiro Workshop, criativo e inovador, para descobrir seus gaps comportamentais e evoluir na sua gestão.

Está preparado para se conhecer e saber o que precisa melhorar? Se sim, não pode duvidar!!

Poderá ser também do seu interesse:

– Webinar: Liderança, Comunicação e Integração para a Gestão Estratégica dos Stakeholders

Os Indicadores de Desempenho e o Plano de Comunicação

Guia para Identificar os Stakeholders do seu Projeto

 

 

Gostou?? Compartilhe!!

 

Compartilhe esse post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Publicações

Categorias

_

Tags

plugins premium WordPress
Rolar para cima